Projetos

FOTO 9

INSTITUTO ICARO EDUCACIONAL

O Projeto Instituto Icaro tem como principal objetivo ofertar a prática do esporte tênis de campo para 150 crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos de idade, de baixa renda e que frequentam escolas públicas na cidade de Curitiba. Os participantes do projeto passam por uma triagem, onde são avaliadas as condições socioeconômicas e familiares. É dada prioridade aos alunos de baixa renda e em condição de risco social.


As atividades acontecem 3 vezes por semana em turnos de 2 horas. Os alunos, além de aulas de tênis, contam ainda com complementação alimentar e material esportivo de qualidade e que respeita a faixa etária e capacidade técnica e física de cada um.

Foto 4

CENTRO DE FORMAÇÃO DE TENISTAS INSTITUTO ICARO

O Centro de Formação de Tenistas Instituto Icaro tem como principal objetivo desenvolver e aprimorar 20 jovens tenistas locais, preferencialmente oriundos do projeto de participação da Associação Icaro Marcolin (Projeto Instituto Icaro) que venham se destacando nos treinamentos e competições, através de treinamento especializado na cidade de Curitiba.

Esses tenistas participam de treinamentos intensivos e de torneios estaduais e nacionais visando à melhoria de seus desempenhos e consequentemente de seus rankings estaduais e nacionais. Os tenistas contam com complementação alimentar, material esportivo, suporte técnico de tênis de alto nível, acesso a trabalhos de vídeo para aprimoramento técnico e biomecânico dos golpes e desempenho tático em jogos durante todo o ano. Tudo isso de acordo com a faixa etária, técnica e física de cada atleta, sempre em conformidade com as normas da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Internacional de Tênis.

fOTO 7

INSTITUTO ICARO NAS ESCOLAS

O Projeto Instituto Icaro foi idealizado para atender as necessidades das crianças do ensino fundamental da Rede Pública, oferecendo atendimento personalizado com acompanhamento escolar, atividades culturais e formação global através da convivência e estímulo, no contra turno escolar, e nas práticas de movimento das escolas integrais durante as aulas de Educação Física das escolas, tendo como atividade central o esporte (tênis).

Ao todo, cerca de 350 crianças estão tendo seus primeiros contatos com o tênis de campo em diversas escolas municipais de Curitiba.

INSTITUTO ICARO NO INTERIOR

O Instituto Icaro firmou convênio com duas faculdades no Interior do Paraná - em Jacarezinho com o Projeto Mini-tênis, do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e em Campo Mourão com a Faculdade Integrado. Por meio dos convênios, o Instituto oferecerá capacitação continuada aos monitores e acadêmicos do curso de Educação Física, e implantará a mesma metodologia de ensino que é aplicada nas suas demais unidades e mais avançadas escolas de tênis da atualidade.

atividade3

atividade1

atividade2

atividade4

ATIVIDADES

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

O acompanhamento nutricional ocorre por meio de uma parceria entre Instituto Icaro e UFPR, professoras e alunas de graduação do curso de Nutrição, vão até o Instituto uma vez por semana. O atendimento é realizado de forma individual e personalizada, as profissionais verificam as necessidades nutricionais de cada atleta e enviam o planejamento alimentar semanal além de alimentação pré e pós- treino. Também são realizados atendimentos e reuniões com os pais e dinâmicas em grupo para mostrar a importância de uma alimentação correta.

FISIOTERAPIA

O Instituto Icaro em parceria com o curso técnico de massoterapia do Instituto Federal do Paraná, realiza sessões de fisioterapia duas vezes por semana semana nos atletas para evitar e ou acompanhar lesões. Os exercícios são realizados pelos alunos de massoterapia sob a supervisão da fisioterapeuta Célia Regina Sandrini e envolvem yoga, thay e reflexologia.

INGLÊS

As aulas de Inglês acontecem por meio de uma parceria com a instituição de ensino Bom Jesus e são ministradas por voluntários que já trabalharam em renomadas escolas de idiomas de Curitiba tendo inclusive já morado no exterior. Estas aulas ocorrem duas vezes por semana com duração de 1h e 15 minutos na própria sede do Instituto Icaro com metodologia apropriada e testes de nivelamento para todos os alunos.

XADREZ

Todas as segundas e quartas feiras os alunos do Instituto Icaro participam de aulas de xadrez. O objetivo é desenvolver o raciocínio através do aprendizado de novas regras, estratégias e treinamento do cérebro para encontrar a melhor solução para as diferentes situações vivenciadas. Tudo isso em um ambiente desafiador, divertido e agradável, na companhia dos amigos.

A responsável pelas aula é a professora Simone Cristo.