Projetos

Imagem 1 Projetos

INSTITUTO ICARO EDUCACIONAL

O Projeto Instituto Icaro tem como principal objetivo ofertar a prática do esporte tênis de campo para 150 crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos de idade, de baixa renda e que frequentam escolas públicas na cidade de Curitiba. Os participantes do projeto passam por uma triagem, onde são avaliadas as condições socioeconômicas e familiares. É dada prioridade aos alunos de baixa renda e em condição de risco social.


As atividades acontecem 3 vezes por semana em turnos de 2 horas. Os alunos, além de aulas de tênis, contam ainda com complementação alimentar e material esportivo de qualidade e que respeita a faixa etária e capacidade técnica e física de cada um.

Imagem 2 Projetos

CENTRO DE FORMAÇÃO DE TENISTAS INSTITUTO ICARO

O Centro de Formação de Tenistas Instituto Icaro tem como principal objetivo desenvolver e aprimorar 20 jovens tenistas locais, preferencialmente oriundos do projeto de participação da Associação Icaro Marcolin (Projeto Instituto Icaro) que venham se destacando nos treinamentos e competições, através de treinamento especializado na cidade de Curitiba.

Esses tenistas participam de treinamentos intensivos e de torneios estaduais e nacionais visando à melhoria de seus desempenhos e consequentemente de seus rankings estaduais e nacionais. Os tenistas contam com complementação alimentar, material esportivo, suporte técnico de tênis de alto nível, acesso a trabalhos de vídeo para aprimoramento técnico e biomecânico dos golpes e desempenho tático em jogos durante todo o ano. Tudo isso de acordo com a faixa etária, técnica e física de cada atleta, sempre em conformidade com as normas da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Internacional de Tênis.

Imagem 3 Projetos

INSTITUTO ICARO NAS ESCOLAS

O Projeto Instituto Icaro foi idealizado para atender as necessidades das crianças do ensino fundamental da Rede Pública, oferecendo atendimento personalizado com acompanhamento escolar, atividades culturais e formação global através da convivência e estímulo, no contra turno escolar, e nas práticas de movimento das escolas integrais durante as aulas de Educação Física das escolas, tendo como atividade central o esporte (tênis).

Ao todo, cerca de 350 crianças estão tendo seus primeiros contatos com o tênis de campo em diversas escolas municipais de Curitiba.

II na Praa

INSTITUTO ICARO NA PRAÇA

O Projeto Instituto Icaro na Praça foi idealizado para maximizar o contato da comunidade local o contato com uma nova modalidade esportiva. As aulas são realizadas todas terças, quintas e aos sábados na praça Neuma Cortês Monclaro para crianças de 05 a 10 anos. O projeto é uma parceria do Instituto Icaro com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude – SMELJ.

II no Interior

INSTITUTO ICARO NO INTERIOR

O Instituto Icaro, em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), oferece aulas de Mini-tênis nas cidades de Jacarezinho e Bandeirantes. No total 100 crianças em vulnerabilidade social recebem a oportunidade de vivenciar o esporte como educação e sociabilização.

atividade1

atividade3

atividade4

ATIVIDADES

FISIOTERAPIA/MASSOTERAPIA

O Instituto Icaro realiza sessões de fisioterapia e de massoterapia duas vezes por semana  para evitar e ou acompanhar lesões do atletas. Os exercícios são realizados pelos profissionais Bruno Gomes Delazeri e Joelma Trentin.

MÚSICA

O Instituto Icaro oferece para seus alunos a música, as aulas acontecem uma vez por semana, o objetivo desta atividade é fazer com que os envolvidos descubram novos meios de se expressar, além de facilitar o envolvimento com a entidade.

XADREZ

Todas as segundas e quartas feiras os alunos do Instituto Icaro participam de aulas de xadrez. O objetivo é desenvolver o raciocínio através do aprendizado de novas regras, estratégias e treinamento do cérebro para encontrar a melhor solução para as diferentes situações vivenciadas. Tudo isso em um ambiente desafiador, divertido e agradável, na companhia dos amigos.

A responsável pelas aula é a professora Simone Cristo.